Transparência na Contabilidade do Terceiro Setor é cada vez mais exigida pela sociedade e governo

O Terceiro Setor possui um papel de destaque na sociedade brasileira. Sendo assim, a transparência destas entidades sem fins lucrativos, em tudo o que for relacionado a prestação de contas de seus serviços, bem como aos recursos recebidos, é uma obrigação perante os doadores. Em entrevista ao CRC SP Online, o sócio da Trevisan Outsourcing, Vagner Jaime Rodrigues, explica que as entidades do Terceiro Setor necessitam, cada vez mais, de instrumentos que tornem sua atividade confiável perante a sociedade e o governo. Para Rodrigues, a Contabilidade contribui para o processo de crescimento dessas instituições.

De que forma a Contabilidade pode contribuir no processo de transparência das entidades sem fins lucrativos, em relação aos recursos recebidos e a prestação de contas de seus serviços?

A Contabilidade tem papel fundamental neste aspecto de transparência, na pessoa do Contabilista e dos órgãos normatizadores. Passamos por uma fase de transição, migrando nossas práticas contábeis para as internacionais, principalmente buscando uma maior transparência dos dados contábeis, auxiliando, assim, os tomadores de decisões. Evidenciar as diversas formas de captação de recursos e suas aplicações é responsabilidade do Contabilista que está à frente desta instituição. Os órgãos reguladores e normatizadores também têm papel interessante neste processo de transparência. Eles devem orientar e normatizar a forma de registro e de apresentação dos movimentos financeiros e econômicos, buscando seguir sempre as melhores práticas em nível internacional. O Contabilista pode e deve ter em mente que um dos seus objetivos é fornecer informações estruturadas e padronizadas e não de forma a atender alguns usuários em específico. Com total transparência todos ganham: a instituição que terá mais facilidade de captar novos recursos e a sociedade, que passa a ter dados confiáveis para injetar recursos.

Os Contabilistas podem garantir a continuidade e crescimento das entidades de Terceiro Setor, possibilitando uma melhor atuação na sociedade?

Com certeza. Pensemos que este crescimento passa por uma melhor aceitação da sociedade em relação aos objetivos das entidades, de forma a decidir pelo aporte de recursos. Ninguém vai fornecer recursos financeiros para uma instituição que não acredita, que desconfia da capacidade e das intenções de seus gestores. Somente com transparência este cenário pode mudar e esta transparência é encontrada em relatórios contábeis precisos, seguros e confiáveis. O Contabilista tem um papel importantíssimo nesta missão: ele é o responsável técnico por estes demonstrativos. Cabe a ele a incumbência de apresentar à sociedade a realidade da instituição. O Contabilista tem uma responsabilidade social muito grande e importante no que diz respeito ao processo de crescimento e fortalecimento das entidades do Terceiro Setor.

O crescimento das instituições do Terceiro Setor, com atividades que buscam desenvolver o aprimoramento social nas comunidades, carece cada vez mais de instrumentos que as tornem uma atividade confiável diante a sociedade e o governo?

A Contabilidade do Terceiro Setor não pode ser vista somente como instrumento para atender exigências legais. Ela é, principalmente, um instrumento de desenvolvimento e fortalecimentos deste segmento. Somente por meio de relatórios contábeis transparentes e confiáveis é que a sociedade passa a acreditar mais nos objetivos destas instituições. Regras contábeis e normatização existem, basta o Contabilista práticá-las.

Como é a Contabilidade aplicada nas organizações do Terceiro Setor?

A Contabilidade aplicada no Terceiro Setor não é muito diferente do que a de outros setores. Há normas, como a NBC T 10, e procedimentos contábeis claros e bem estruturados. O objetivo maior da Contabilidade universal é apresentar aos usuários a situação econômica e financeira da entidade e isto não muda por ser uma empresa privada, pública ou do Terceiro Setor.

É possível traçar um paralelo entre a Contabilidade aplicada nas organizações do Terceiro Setor com as utilizadas pela iniciativa privada?

Alguns podem dizer que a principal diferença é que no Terceiro Setor, o objetivo não é o lucro, diferente dos objetivos das empresas da iniciativa privada. Acredito que esse cenário é diferente, uma vez que o lucro é uma das formas de garantir a continuidade do negócio. É evidente que no Terceiro Setor não temos a figura do lucro, mas temos a do superávit. O que muda são nomenclaturas, mas o objetivo é o mesmo. Pensando assim, nada diferencia a Contabilidade aplicada no Terceiro Setor e a aplicada na iniciativa privada. Existem regras e normas específicas para serem usadas em cada segmento, isto é fato. Porém, a preocupação maior, tanto em um quanto em outro segmento, é apresentar em relatórios contábeis a situação econômica e financeira da entidade, sua performance operacional e o resultado da gestão.

Quais são os benefícios da Contabilidade aplicada ao Terceiro Setor?

A Contabilidade é uma ciência social que tem como objetivo controlar, analisar e demonstrar o patrimônio de uma organização, não importando o segmento desta organização: pública, privada ou Terceiro Setor. Se essas metas forem seguidas, os benefícios serão enormes. As instituições terão maior transparência, facilitando a captação de recursos para a continuidade de suas missões.

Quais são as principais dificuldades dos Contabilistas que trabalham em entidades sem fins lucrativos?

A busca pela adequação aos conceitos e normas contábeis aplicadas neste segmento, sem dúvida, é a principal dificuldade. O Contabilista que atua nestas instituições deve buscar seu aprimoramento de forma a poder prestar serviços qualificados, tanto à instituição como à sociedade, para poder aplicar, com assertividade, o que determina os órgãos normatizadores. Uma outra dificuldade está em contribuir para a profissionalização da gestão destas entidades.

http://www.deleon.com.br/crcsp/2011/118/05_opiniao_a.htm

Publicado em 05/05/2011, em ICTUS INFORMA. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: